quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Escola - Período de Adaptação das Crianças e dos Pais






 Sim , ele(a) cresceu e chegou a hora de enfrentar  juntinho com com seu filho(a) desta  nova rotina que se aproxima.
Um  ambiente que apesar de ser colorido , repleto de novidades é sim um ambiente desconhecido com  horários pré estabelecidos , pessoas diferentes,  com o  barulho  habitual de uma rotina escolar, que chega a assustar os marinheirinhos(as) de primeira viagem (escola).
 Eles podem até entrar bem, dar um tchauzinho animado para os responsáveis ,mas, quando percebem que os pais foram embora e que  tem outros companheiros que ainda não se acostumaram com esta idéia  e choram sem parar, pronto; lá vem o beicinho se formando e aquela  vontade de chorar também.
 E é neste momento que  está  pronto o imenso e barulhento   coral do primeiro  dia.
Os responsáveis por sua vez também sofrem com este momento,   alguns até mais que as próprias crianças  que já estão se divertindo na sala , fazendo amigos enquanto eles, já estão contando os minutinhos para a hora de ir buscar seus filhos. 
Isso sem falar dos inúmeros telefonemas que dão para a escola para saber se esta tudo bem.
É claro que tudo isso é compreensível, afinal , hoje  se inicia uma nova fase na vida de todos desta família e do seu maior tesouro. 

Observação - Já presenciei papais chorando junto com os filhos , assustados , inseguros e inconformados de não poder ficar dentro da escola para observar de longe  a rotina.
Costumo dizer que existem três palavrinhas mágicas para isso que se deve respirar fundo e repetir.


Antes de você deixar seu filho na escola com certeza você pesquisou  a mesma , foi conhecer os ambientes, conversou  com a direção e a equipe pedagógica para conhecer melhor a mesma.
Confie na sua escolha, demonstre para seu filho que se sente seguro e confiante, que esta escola irá lhe proporcionar descobertas repletas de aventuras  rumo a novas descobertas.
Se  ele entra chorando e você entra também ele vai achar que  tem algo de  errado nesta escola.
Deixe essa parte para ele(a)  se for o caso.
Eles precisam sentir confiança . Seja forte, respire fundo  dê seu melhor sorriso e seu  mais gostoso abraço e passe alegria e segurança , mesmo que esteja com o coração apertadinho..
Se for para chorar que seja longe dele ouvindo sua música predileta ok!  
  
Quanto os profissionais da educação também cabe conhecer sua nova turminha,  cada criança , cada família e se interar de todas as observações e pequenos detalhes deste novo encontro.
Um encontro:  único, particular  e especial de uma nova história a ser escrita durante o ano letivo onde  ambas as partes estarão entrelaçando uma fundamental e primordial  "parceria" que deverá ser mantida por todo o ano letivo.


Muito mais do que um caderno lindo, repleto de adesivos coloridos escolhido com todo carinho para participar  juntinho com seu pequeno(a) nesta jornada ele terá  a responsabilidade de lhe manter informado sobre  a rotina  do dia os informativos sobre , festas, passeios, reuniões, palestras, oficinas, etc...
Ele será seu canal direto com a(o) professora (o).

Observação - Ao chegar a escola perceba que este e um momento de grande responsabilidade onde a professora(o) esta recebendo as crianças e dentre todas elas seu filho (a).
Por isso mesmo a atenção dela (o) neste momento deve estar voltada especialmente para este momento.
Ela(o)  precisa organizar a turma , pedir as agendas, verificar recados,  estabelecer com os alunos uma rotina apropriada para a turma por este motivo não se alongue em recados na porta a não ser que seja algo realmente que não pode esperar. 
Lembre-se  você tem a agenda em suas mãos todos os dias e ela estará lendo todos os seus recados e caso seja necessário estará marcando um atendimento  para conversarem sobre suas dúvidas. 
******


Tenho  presenciado ao longo dos anos  todos os tipos de pais e devo confessar que  em certos momentos me pergunto se " alguns destes pais" realmente acreditam que a escola sozinha  vai educar seus filhos de forma plena e harmoniosa  como desejam sem a participação fundamental  deles neste processo ....
Quanto  falo sobre "parceria"  falo  além de levar a  criança á escola . 
Falo deste verificar sua mochila se as roupinhas de verão e inverno estão ali , falo do kit de higiene da roupa limpinha sem bolor.
Falo da toalha por mais simples que seja que esta esteja  limpa  e que não seja enviado um pano de chão rasgado e sujo que nem ao menos os próprios responsáveis usariam.
Falo em utilizar a caderneta diariamente e não apenas olhá-la as finais de semana ou de 15 em 15 dias a entregando toda rasgada e rabiscada. 
Falo aqui em tantas coisas  que já foram observadas e que vi em cada olhinho brilhando em minha direção. 
Falo da educação que também deve vir de casa, atitudes, respeito, amizade, amor...
Falo de um futuro que só teremos condições de assumir com responsabilidade se estivermos juntos 
feitos parceiros de vida!!!

Que venha um ótimo ano letivos  á todos nós!!   



Adaptar-se  tem um tempo ...
O tempo de brincar , de correr, de sorrir , de viver plenamente a condição de ser infância, ser criança...

Deixe BRINCAR...
O tempo  passa no estralar dos dedos e passou... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário